quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vestibular para a vida

Hipocrisia. Injustiça. Eu realmente não vejo sentido em tudo que aprendemos na escola. Somos treinados para repetir o que nos foi passado para anos mais tarde aplicarem uma prova ridícula.
Aliás provas, provas e mais provas... Nossas vidas inteiras nos aplicam provas, mas será que uma prova testa realmente nosso conhecimento?

Definitivamente não.

Temos uma memória que funciona a curto prazo, o que achamos não ser necessário, é deletado. Por isso estudo em um dia, no outro faço a prova e no próximo esqueci de tudo.

É isso que ELES querem? Então, alguém me diga se é humanamente possível você lembrar-se das zilhões de fórmulas matemáticas e físicas, do monte de regras e exceções de português, da vida e das características da escrita de cada bom autor, do relevo de cada lugar, da fisiologia de cada animal e por aí vai...

Viram? É impossível! ELES ainda dizem que devemos rever matéria para entrar em uma boa faculdade, que devemos gastar uma fortuna com cursinho, devemos nos matar de estudar para entrar em uma faculdade pública, que nossa vida deve girar em torno do vestibular. Será que lembram que também temos uma vida fora do colégio, que nessa vida muitos enfrentam grandes problemas e que essas dificuldades interferem e muito no desempenho de cada um?

Pois então, primeiro que eu acho que universidade pública deveria ser para quem realmente não tem dinheiro para pagar um ensino superior, mas diante da realidade da educação no Brasil que não vai mudar tão cedo, temos que levar em conta que é o aluno que faz a escola e não a escola que faz o aluno.

É por isso que me irrita muito quem só critica e faz exigências e aí eu penso se essas pessoas levam em conta que se acontecesse um acidente com elas, por exemplo, quem iria garantir que o médico que salvou a sua vida foi um que fez uma faculdade em uma esquina qualquer?

Hoje estamos muito propícios a ver apenas o rótulo e não analisar o conteúdo, mas isso já é assunto para um próximo post.

Quero só terminar dizendo que a melhor faculdade é a vida! E viver a vida e enfrentar os problemas não ensinam na escola muito menos te passam uma fórmula mágica. Viver a vida é você ser esforçado, dando sempre o seu melhor, e sabendo aproveitar cada oportunidade, porque a vida mais que tudo é feita de oportunidades!

5 comentários:

  1. Também acho que a vida é a melhor escola, mas quanto mais conhecimento acumulamos mais facilidade temos de enfrentar essa escola, né?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Mari Lopes.
    Ja faz 10 anos que parei de estudar, no ano que vem vou voltar. Quero fazer uma graduação e noto que o grau de dificuldade que vou encarar será muito grande, pq nesses 10 anos esqueci quase tudo que aprendi. Acho que quem para de estudar encara mais dificuldades. Mas não vou desistir... Enfim lá vem provas e provas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. É, realmente devemos ter bagagem para embarcamos nessa viagem que é a vida. Porém, a escola não nos ajuda a discernir o que é útil do que não é. Além disso, não há a preocupação em tornar a matéria interessante, fazendo com que nós nos motivemos para estudá-la. É isso! O que falta é motivação, o que temos são matérias cuspidas na cara - guardadas na memória por pouco tempo.

    ResponderExcluir
  4. Bem, embora seja na prática que aprendemos com mais eficácia, alguma teoria é importante sim.

    A vida é feita de oportunidades e da falta delas, e justamente quando não temos muitas oportunidades é que devemos buscar um maior crescimento

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Pow , asho algumas matérias totalmente bestas ¬ pra que vou querer fazer gráfico cartesiano na minha vida ? Acho que essas provas deveriam ser de coisas que utilizaremos em nosso dia-a-dia , não coisas inúteis ;// mais é a vida ! Se puder comenta no meu blog tambem (;

    ResponderExcluir